top of page
Rita Esteves

Amor: um fogo que arde sem se ver?

O que é o amor? Porque o sentimos? Em que nos transforma?


Camões diria que o amor “é fogo que arde sem se ver”. Não estará ele certo? Amor aquece-nos o coração, mas também o queima e magoa. Aparece quando menos o esperamos, fica à espreita num canto da porta pelo momento perfeito para fazer a sua entrada e, quando a faz, leva consigo tudo o que temos para entregar de nós.


Defini-lo é trabalho árduo para qualquer um. É um sentimento diverso, repartido, fragmentado. Uma emoção complicada, que faz jus à complexa natureza humana.

Toma como palco a nossa vida. O enredo é ele que escolhe. É ator e encenador de toda a peça, e só ele conhece o desenlace da ação. Acabará em tragédia? Como Romeu e Julieta ou Amor de Perdição. Ou entregará um final feliz? O final pelo qual todos anseiam.

Amor é, portanto, um arriscado jogo de apostas, em que podemos perder mais do que tínhamos para dar, ou ganhar mais do que sequer desejávamos.


Todos participamos nesta brincadeira, nesta encenação. Não há sequer como recusar: no seu campo, o amor funciona como um verdadeiro tirano, não ouve a lógica da mente e controla o coração como bem entende. Portanto, que mais fazer se não o aceitar de braços abertos e cabeça erguida? Lutar contra ele é uma batalha perdida. Tentar destroná-lo requer esforço desmedido.


Nem todos podemos ser estóicos e epicuristas, procurar atingir a aponia e a ataraxia na vida, ideais tão afastados da essência humana. Deixemos antes estas filosofias gregas para Ricardo Reis e Lídia e observemos, contentes ou descontentes, a tragédia ou a comédia que ele nos teceu, como espetadores, como atores, mas nunca como dramaturgos, no palco da vida.


Amor é, será e deixará de ser. Amor tem-se, escreve-se, pinta-se, fala-se, exprime-se, demonstra-se. Mas amor não se controla, não se restringe, não se evita. Por vezes finge-se, por vezes engana, por vezes mente.


Amor é, na sua essência, um fogo que arde, chama que se sente, uma brasa impaciente, lume impertinente.




35 views

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page