top of page
Writer's pictureJurpontonal Nova Law Lisboa

Isabel - 20 anos


Sofia Dias


Sei que a aura da liberdade masculina pertence à maioria das representações do mundo e da nossa experiência humana dentro dele. As mulheres habituam-se a traduzi-la em algo que podem reconhecer. Temos dicionários, deciframo-la e evitamos partes que não entendemos e, assim, participamos, lideramos. Correr pelo caminho sinuoso e tentar encontrar poder e liberdade na minha feminilidade (e não numa versão distorcida de masculinidade) com a Isabel a liderar este núcleo é como beber café gelado e se eu adoro café gelado!


Decidimos fazer-te esta surpresa, porque o Dia Internacional da Mulher também é sobre reconhecer e valorizar as mulheres com quem partilhamos existires.


Isabel, eu implorava ao bartender, com mais cara de mau no bairro alto, para poder beber da tua inconformidade, coragem, trabalho e dedicação. Sei que atravessavas a cidade toda de saltos altos por algo em que acreditas. És determinada quando tens de o ser e a rainha da festa quando te dão uma boa música.


Foste dos melhores abraços que tive, bebia um shot de pastel de nata quando quisesses e não precisas de me chamar para ir contigo ao bar esquerdista, eu já lá estou à tua espera para apontarmos para o cartaz do 25 de abril e darmos gritinhos.


Adoro-te! Muitos muitos parabéns! (a Isabel com corte de cabelo roxo está a chorar neste momento).



Hugo Mendes


Desejar um feliz aniversário a esta Mulher (sim, com M grande) é celebrar os 20 anos de uma pessoa que comecei por não gostar, e que, aos bocadinhos, fez crescer em mim uma enorme admiração. Uma mulher diligente, inconformada, talentosa, inteligente e confiante. Uma mulher que luta pelo que quer e pelo que acredita como se não houvesse amanhã. Que escreve tão bem que parece que suga pensamentos emaranhados e os materializa em textos magníficos. Com esta mulher, todos temos algo a aprender.


Tenho orgulho em poder dizer que faço parte de uma direção encabeçada por ti, Isabel.


Esta Mulher é o significado deste dia. Nada faz mais sentido que isso.



Sofia Paulino


A Deusa (que bem podia pertencer à mitologia nórdica), mais vulgarmente conhecida por amiga inigualável e Diretora do Jur.nal, Isabel, é a revolucionária do meu coração. Neste dia tão especial, desejo-te muitos parabéns, sua estrela. Que continues a iluminar os meus dias com a tua sabedoria e a pasmar-me por não gostares de chocolate. Adoro-te.



Leonor Ferreira


Querida Isabel,


Chegaram os teus sweet 20's!! Desde encontrares shots a 1 euro e vires, plena e girlboss, para a faculdade, depois de uma noitada, ao teu sorriso inconfundível e aos teus "ai, pai" e "que precário", o que se pode pedir mais numa amiga?!


Que, nos teus 20, continues a ser carefree e a muitos mais anos desta amizade!! Aliás, sorry not sorry, mas parece-me adequado constatar que a nossa amizade é como o liberalismo, funciona! 😈



António Subtil


Numa altura em que nenhum dos presentes sabia fechar a porta dos súcleos, tivemos de chamar a Isabel. Chegou numa marcha de salto alto, vestida para matar como de costume, pegou na chave e virou-se para a porta. Tornar-me-ia testemunha de seguida dos atos da mais violenta natureza alguma vez imaginada, capaz de triunfar sobre todas as guerras passadas, presentes e futuras: Isabel ganhou acabou por ganhar ao fim de um combo de 20 pancadas, mas a Porta foi um oponente deveras formidável.


No final da batalha, não só obtive uma incontrolável ereção, como ganhei uma profunda admiração pela destreza e força da rainha das rainhas das mulheres, Isabel Lundbo Murta Costa.



Catarina Silva


Esforço-me por não celebrar o Dia da Mulher apenas no espaço de um dia. Um dia nunca seria suficiente para contemplar a estrada percorrida por todas as mulheres, ou o troço que continua lentamente a ser construído (pena as obras públicas demorarem tanto tempo, enfim!). É bom, no entanto, ter este humilde lembrete. Neste dia, olho e orgulho-me das mulheres que conheci ao longo da minha vida. E hoje destacamos uma em particular. Acho bem. Antes de ser crescida (ou cumprir o critério da altura para andar na montanha-russa) sempre quis aparecer na revista do panda, no hall of fame dos aniversários. Nunca aconteceu, por isso contento-me em participar neste espaço para comemorar alguém especial. Uma mulher cuja voz, ou o clique claque dos saltos, se ouve ao longe, ainda no corredor, e que não tem medo de dar a sua opinião.


Parabéns, Isabel!



Sofia Marques


Querida Isabel,


Para além de Diretora do Jur.nal e, definitivamente, uma das melhores estudantes que já passou pela NOVA SOL, és também minha madrinha, uma mulher que eu admiro infinitamente e uma fiel amiga com quem posso sempre contar. De facto, foste uma peça importante para a minha integração na faculdade. Contigo descobri a euforia da vida universitária e aprendi que, quando estamos juntas, a diversão não tem limites. Mas não quero que fiques a pensar que contribuíste apenas para a parte “não séria” da minha vida académica, porque, na verdade, és uma boa influência. Infelizmente, apenas me permitem dedicar-te um parágrafo, o que não me deixa uma grande margem de manobra para colocar em palavras o que sinto por ti, portanto, assim me despeço e te desejo um FELIZ ANIVERSÁRIO!!


Beijos infinitos da tua querida afilhada,


Sofia Marques.



Rafael Guerra


Parabéns, Isabel. Por vezes tenho a suspeita de que, na verdade, foram os dias que nos escolheram a nós para nos terem – e tu, agora do alto (pequeno) dos teus vinte anos, que viu a luz pela primeira vez num Dia da Mulher, és das principais provas que me corroboram as suspeitas. Não é que todas as mulheres precisem de ser fortes para o serem (ainda que não tenha conhecido até hoje nenhuma que não o seja, à sua maneira), mas a verdade é que se fosses a única mulher que eu conhecia, teria expectativas extremamente irrealistas e disparatadas para aquilo que devo esperar de uma.


Uma mulher que talvez já tenha nascido de punho direito em riste, que é brilhante em tudo o que faz, que é absolutamente indomável nas saídas à noite, e que em cima disto tudo ainda tem um negócio familiar para manter aos fins de semana na sua terra natal (e a que eu inexplicavelmente ainda não fui). És inesgotavelmente amiga e cordial com todos os que vêm de fora; irrepreensivelmente justa e frontal com os de dentro. És a definição de Mulher de Ferro; Super-Mulher; o que queiras chamar. A tua resiliência e perseverança perante todos os contratempos da vida são uma inspiração para mim, e para todos os que te rodeiam.


Que celebres muitos mais, e que continues a honrar todos os anos (e todos os dias), o dia em que tu nasceste.



Ana Sofia Fernandes


Todas as mulheres, mesmo com os seus defeitos ou feitios, são maravilhosas. Mas sempre existiram mulheres que fascinaram: mulheres ousadas, mas que mantêm a calma, mulheres sem medo de dar as suas opiniões, mas também de aquelas, que no momento certo sabem o poder do silêncio, mulheres com corações de ouro e ideias fixas, mulheres com sentido de humor e pés assentes na terra. Essa mulher que me deslumbra e inspira, és tu, Isabel!


A tua beleza está na tua essência, nesse teu brilho nos olhos, e nesse sorriso diário.


Adoro-te por seres tudo isto... por seres simplesmente tu!



Inês Graça


A Isabel é como o café do bar da faculdade, depois de uma noite mal dormida, ou uma brisa fresca num dia quente. É como um doce saboroso depois do jantar, ou o cheiro a pão fresco pela manhã.


Até se pode passar sem qualquer um deles, mas a vida não teria metade do seu encanto.



Tiago Monni


Isabel, muitos parabéns pelo dia de hoje.


Engraçado que os teus anos calharam justamente num dia muito representativo para ti e para todas as mulheres. Mas talvez essa correspondência esteja errada ou se calhar, incompleta (não me batam, mulheres da Nova SOL), pois não és apenas um exemplo para as mulheres, mas um modelo para qualquer um.


És responsável, inteligente e interessante, além de ser uma notável líder e diretora deste ilustre jornal. É verdade que podes responder alguém da maneira mais seca em uma manhã estressada e tentar ao máximo parecer ser a "mulher durona", que talvez atualmente também seja um estereótipo, mas és tão boa que consegues superá-lo. Mal sabem que por trás escondes uma especial e distintiva sensibilidade.


Fico feliz em ser teu amigo e, mais uma vez, parabéns!



Maria Leonor Simão


Acho que o universo tem formas bonitas de funcionar, e acho que não é coincidência que tenhas nascido no dia da mulher. Para mim, és a personificação deste dia. Não tenho dúvidas de que vais ter sempre alguém a olhar para ti como um exemplo do que todas devemos ser. Nem tenho dúvidas de que a tua voz vai sempre ser um farol do trabalho árduo, compaixão, e muita muita força para navios que se perdem num mundo que é cruel, difícil e injusto para as mulheres.


A mim, inspiras-me diariamente a ser a minha melhor versão. E quando, daqui a uns anos, ouvir falar de ti no telejornal - tenho a certeza de que vai acontecer - vou ficar orgulhosa por te teres cruzado no meu caminho, e por me teres ensinado que, se quisermos realmente, podemos mudar o mundo.


Obrigada ❤️




Carolina Correia


Impossível pensar em mulheres livres, empoderadas e que têm tudo para conquistar o mundo, sem pensar em ti, Isabel. O jur.nal tem (demasiada) sorte em te ter como diretora, e eu tenho ainda mais sorte em te ter como uma das minhas melhores amigas. Obrigada por seres um exemplo (às vezes daquilo que NÃO fazer, é certo…) e uma companheira e certeza na minha vida. Somos “prova provada” de as melhores amizades serem as inesperadas, e mal posso esperar por ver por onde a vida nos vai levar (no que depender de mim, sempre juntinhas).


Adoro-te de Campolide a Odivelas ao Lumiar ao Marquês ao Restelo a Oeiras ao Bairro Alto, sra. diretora!



Riccardo Noronha


Esta história não podia ser senão de luta. Luta, pelos que não têm voz, especialmente dos que nunca a puderam ter. Luz ao fundo do túnel para quem nunca a conseguiu ver, procuras com todas as tuas forças dar voz a quem nunca a teve, a todos por igual e com a mesma intensidade. Por todos te bates, como se fosse tua a batalha, por todos lutaste como se a ti te impedissem de viver.


No fim, restarão na memória de todos essas tuas lutas, essas tuas conquistas e todo o labor que nestas empenhaste sobretudo.


Que tenhas sempre essa força de vontade e fidelidade a quem és, que nunca pares de lutar por aquilo em que acreditas, por mais que discordemos, continua sempre a ser um foco de esperança e fé para quem estas perdeu ou não tem, continua a iluminar o mundo para que as outras pessoas possam ver o quão bonito ele realmente é.


Parabéns Isabel, um enorme obrigado por tudo, do fundo do coração.


Do caloirinho impertinente <3



Bernardo Pinto


É um orgulho poder chamar madrinha a esta pessoa fantástica e que tanto admiro. Uma das primeiras doutoras que conheci na faculdade e que certamente irei levar para a vida.


Parabéns, camarada!


Que tenhas um dia muito feliz como mereces. Beijinhos do teu afilhado liberal :)





PARABÉNS, ISABEL!!

62 views

Recent Posts

See All

Lápide

Comentarios


bottom of page