top of page
Ana Beatriz Reis

MAIS UMA DA NOVA ESCOLA DA LEI


Caros leitores,


Este é um sticker do meu grupo de turma do WhatsApp, a par dos muitos que são partilhados sobre os vários e várias professoras, que, para não ser processada (sendo que estamos todos no curso certo para isso), garanto que não ofendem, não difamam, são apenas caricatos e dão a conhecer um pouco sobre cada um deles.

Contudo, estou a desviar-me do rumo.

Estou aqui para relatar o que, para mim, constitui este dito “Mais uma da NOVA Escola da Lei”, que, de resto, varia de aluno para aluno, e acredito mesmo, que também varie de funcionário para funcionário, e no extremo, e com algum descaramento, de professor(a) para professor(a).

Como a página do Instagram gosta tanto de anunciar, a NOVA School of Law (a designação em inglês também já deu que falar e já foi para alguém o seu “Mais uma da NOVA Escola da Lei”), encontra-se nos lugares mais elevados de quase todos os mais prestigiados rankings educativos.

Assim, calcular-se-ia que não haveria nada a apontar nesta faculdade de excelência.

Mas não é bem assim.

Ora, o meu “Mais uma da NOVA Escola da Lei” é a NOVA SOL e o seu Cartão de Estudante.

Pelo que os gatinhos que passeiam na faculdade me contaram, dos últimos anos de curso, apenas uma rapariga (estrangeira) conseguiu obter o seu Cartão. Como, gostava eu de saber.

Sendo que já fui aos Serviços Académicos presenciais perguntar sobre o dito cujo, e me redirecionaram para o Santander, banco com que a faculdade estabeleceu parceria para emitir os Cartões (como a Universidade de Lisboa e a Universidade Católica Portuguesa estabeleceram parceria, só que com a Caixa Geral de Depósitos, que, pelos meus parcos conhecimentos e informações privilegiadas – nem tanto – já os alunos receberam o seu Cartão pouco depois do início do seu primeiro ano letivo).

Esperançosa, fui ao balcão Santander, mesmo ao lado da nossa faculdade, o que veio mesmo a calhar.

Ora, os funcionários redirecionaram-me para os Serviços Administrativos da Faculdade, porque são eles os responsáveis, declararam.

Que grande palhaçada.

Enviei email para os Serviços Académicos. Enviaram-me um link para preencher com os meus dados. Contudo, este link serve para a dupla modalidade de Cartão Estudante com conta bancária associada. Mas eu não quero conta bancária associada, já tenho a minha.

Liguei para o Call Center do Santander. A “senhora” que me atendeu, que só me apetece chamar de incompetente e outros nomes, após serena e calmamente eu lhe ter exposto a situação, começou a gritar comigo, a mandar-me (quem é que ela pensa que é?) para os Serviços Académicos da Faculdade. Após muito se debater e barafustar, desligou-me o telefone na cara, e eu não resolvi nada.

Frustrada e melindrada, tentei fazer uma reclamação online no Livro de Reclamações, mas ou sou eu que sou muito incompetente e não percebo nada disto, ou então é algo novamente criado pelo complicómetro tuga, que ninguém consegue perceber e desiste pelo caminho. (Não, não concluí a reclamação).

Adiante. Depois de me ter exaltado com isto tudo, liguei outra vez para o Santander. Desta vez, Deus abençoou-me com uma senhora extremamente educada e competente, que se prestou logo a pedir perdão pela (…) colega e a resolver com a rapidez e eficácia desejáveis a situação.

Ora, guiou-me, como um pastor guia o seu rebanho pelo website desta Instituição Financeira, e lá pedi APENAS o Cartão de Estudante. Afinal, é possível, se não se amarrar o burro e se não se autoproclamar a detentora de toda a verdade, fornecer-me uma solução (quem me dera ter fixado o nome da primeira “senhora”).

Contudo, e isto sem culpa dela, parece-me que não vai dar em nada, porque se pede o cartão de maneira muito simples, sem dados pessoais quase nenhuns, afirmando que o Cartão vai ser emitido e enviado para os Serviços Centrais da Faculdade.

Procedendo tudo isto, enviei email aos Serviços Académicos a relatar as minhas aventuras e a pedir que me informassem da chegada do meu Cartão, para o poder requisitar.

Aguardo resposta ainda.

E os meus queridos e prezados leitores, também aguardarão pelos próximos capítulos. Pois, prometo não vos deixar com um final aberto.


P.S.: escusado será mencionar a importância do Cartão de Estudante, mas, mesmo assim, fá-lo-ei e recordar-vos-ei a todos, para que a quem de direito se consciencialize e possa resolver esta situação com a máxima brevidade e urgência (preferencialmente para ontem), para que todos os alunos desta ilustre instituição sejam restituídos do seu Cartão de Estudante. 
Ora, ponto número 1: serve de documento de identificação na faculdade (apesar de eu saber que este ponto não há de ter muita utilidade — mas poderia vir a ter, como por exemplo, para a realização dos exames, para a identificação do aluno).
Ponto número 2: para os mais pragmáticos e práticos, este Cartão providencia várias bonificações e vantagens em diversos serviços e situações exteriores à Faculdade (já tive de pagar um bilhete por inteiro na Rede Expressos, porque não tinha o Cartão. Sim, eu sei, ridículo, é 1 euro a mais, mas o português é de si forreta, e ajuda a minha argumentação. Também poderia ter mostrado a Área Reservada, mas estou a defender o lado oposto e NÃO quero — e quem não tem dados móveis?).
Ponto número 3: para os mais emproados e snobes (quiçá eu me insira nesta designação), apenas quero o cartão de recordação sentimentalista (como as minhas amigas gostam tanto de gozar comigo, afirmando que levarei o letreiro da Faculdade quando acabar o curso – isto porque elas já presenciaram, inúmeras vezes, a minha obsessão com o merch da Faculdade), mas também para apresentar o meu Cartão da NOVA SOL, com o maior orgulho de ser sua estudante, e com o merecido show-off (que, de resto, o meu namorado e a minha melhor amiga estão fartos de me mostrar os seus e eu quero competir com eles, porque não gosto de ficar para trás). 

Concluo, com o veredicto de que toda esta situação é muito caricata.

E se já perdi um ano a tentar obter o meu Cartão, este ano azucrinarei outra vez o juízo a muita gente para o obter (or die trying).





85 views

Recent Posts

See All

コメント


bottom of page