top of page
Writer's pictureJurpontonal Nova Law Lisboa

Programa Eleitoral 2022/2023


Nos termos do artigo 27. º dos Estatutos do Jur.nal, apresentamos a seguinte candidatura à Direção do Jur.nal, núcleo autónomo da Associação de Estudantes da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa:


a) Identificação dos Candidatos:


Candidatam-se à Direção do Jur.nal, os seguintes alunos da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, declarando que, de acordo com o artigo 27. º dos Estatutos do Jur.nal, não detém cargo diretivo da AEFDUNL ou de um núcleo autónomo da Universidade Nova de Lisboa ou AEFDUNL, com a exceção da candidata n.º 3, que detém o cargo de Diretora-Adjunta na Direção cessante do Jur.nal, não se revelando qualquer incompatibilidade:


1 – António Jorge Carvalho Subtil, N.º 8622, do 2.º ano da Licenciatura

2 – Hugo André de Azevedo Mendes, N.º 8546, do 2.º ano da Licenciatura

3 - Isabel Lundbo Murta Costa, N.º 8539, do 2º ano da Licenciatura

4 – Sofia de Campos Silva Peças Dias, N.º 8574, do 2.º ano da Licenciatura


A Direção candidata autovincula-se ao exercício das competências dispostas no artigo 12. º dos Estatutos do Jur.nal e ao respeito pelos princípios enunciados no artigo 3. º dos mesmos Estatutos.


b) Plano de Repartição de Funções entre a Direção:


Nos termos do artigo 10. º dos Estatutos do Jur.nal, a direção deste núcleo é composta por um Diretor/a e três Diretores-Adjuntos/as, assim, apresentamos a seguinte repartição de funções:


Diretora – Isabel Lundbo Murta Costa, N.º 8539, do 2º ano da Licenciatura, assumindo as competências enunciadas no artigo 13. º dos Estatutos do Jur.nal e especializando-se no Orçamento e em Reflexões Críticas;

Diretor-Adjunto – António Jorge Carvalho Subtil, N.º 8622, do 2.º ano da Licenciatura, assumindo as competências enunciadas no artigo 14. º dos Estatutos do Jur.nal e especializando-se em Relações Públicas e Eventos;

Diretor-Adjunto – Hugo André de Azevedo Mendes, N.º 8546, do 2.º ano da Licenciatura assumindo as competências enunciadas no artigo 14. º dos Estatutos do Jur.nal e especializando-se em Entrevistas e Sondagens;

Diretora-Adjunta - Sofia de Campos Silva Peças Dias, N.º 8574, do 2.º ano da Licenciatura, assumindo as competências enunciadas no artigo 14. º dos Estatutos do Jur.nal e especializando-se em Redes Sociais e no Clube de Leitura;


As competências de Admissão e Demissão de Redatores, assim como de Proofreading, serão assumidas por todos os membros da Direção.


c) Plano Geral para o Jur.nal:


Considerando as competências da Direção expressas no artigo 12.º do Jur.nal, a Direção candidata apresenta os seguintes traços gerais:


ü Manter a periodicidade das publicações, no site e conta oficiais do Jur.nal;

ü Desenvolvimento de sondagens no Instagram do Jur.nal e nos grupos de turma/ano sobre temas relevantes para a sociedade, que serão posteriormente publicados na Edição Física;

ü Desenvolvimento de, pelo menos, 1 (uma) entrevista por semestre;

ü Desenvolvimento de, pelo menos, 1 (um) evento por semestre;

ü Criação de um Clube de Leitura, que deverá reunir mensalmente, salvo exceções, que deverá ocorrer online, durante os períodos de interrupção letiva;

ü Publicação de 1 (uma) Edição Física no 2.º semestre;

ü Publicitação ativa do Jur.nal nas redes sociais e no campus;

ü Criação de uma conta de Twitter, que servirá para expandir os âmbitos do Jur.nal, com iniciativas como a publicação semanal de citações/artigos/obras, de modo a incentivar a leitura, entre outras;

ü Expansão dos âmbitos do Jur.nal para incentivar o envolvimento na vida académica e a reflexão crítica dos estudantes;


Enquanto Direção candidata comprometemo-nos a zelar pelo cumprimento dos traços gerais acima definidos, não excluindo a possibilidade de delinear novos objetivos, tendo sempre em conta o disposto nos Estatutos do Jur.nal.


d) Plano para as Edições Físicas:


Nos termos do disposto no artigo 4.º dos Estatutos do Jur.nal, a Direção compromete-se a desenvolver 1 (uma) Edição Física no 2.º semestre do presente ano letivo de 2022/2023.

Esta Edição Física será elaborada com base num tema, a ser discutido entre todos os membros do Jur.nal, e será composta por:


ü Textos elaborados pelos redatores e/ou eventuais colaboradores, em formato de prosa e/ou poesia;

ü Imagens e/ou ilustrações;

ü Sondagens;

ü Espaço aberto para reflexões críticas;

ü Ficha Técnica e Agradecimentos;

ü Outros;


A elaboração da Edição Física é da competência principal da Direção, sendo esta responsável por todas as questões orçamentais e de impressão, não excluindo o contributo dos redatores para o conteúdo material da mesma.


e) Plano para a Componente Online:


Nos termos do disposto no artigo 4.º dos Estatutos do Jur.nal, a Direção compromete-se a fomentar a presença online do Jur.nal, através de:


ü Publicações nas redes sociais e no site oficial do Jur.nal;

ü Continuação do Projeto “Trocado por Miúdos”;

ü Criação de uma conta de Twitter;

ü Publicação da Edição Física em formato digital no site oficial do Jur.nal;

ü Interação com os leitores online, de modo a obter feedback construtivo;

ü Desenvolvimento de sondagens no Instagram do Jur.nal e nos grupos de turma/ano sobre temas relevantes para a sociedade;


As presentes iniciativas não excluem a posterior definição de outros objetivos e/ou adoção de novas ideias.


Declaração Final:


Em primeiro lugar, gostaríamos de congratular a Direção cessante pelo excelente trabalho desenvolvido ao longo do seu mandato, bem como a Redação pelas suas magníficas contribuições, e saudamos a cooperação entre os dois órgãos, exprimindo votos de que esta se mantenha. Agradecemos também à Direção cessante pela sua agilidade ao longo deste processo e esperamos manter uma relação de entreajuda com os seus membros.

Em segundo lugar, comprometemo-nos a cumprir o estipulado neste programa eleitoral e a respeitar os Estatutos do Jur.nal, com especial destaque para os princípios enunciados no artigo 3. º, agindo de boa-fé e imparcialmente.

Em terceiro lugar, assumimos este cargo conscientes da importância deste núcleo na vida académica, a nível sociocultural, pretendendo, não só dar continuidade, como também expandir a sua presença e intervenção.

Como Fernando Pessoa, na pele do seu heterónimo Álvaro de Campos, afirmou “Todas as cartas de amor são ridículas”, mas esta é a nossa carta de amor ao Jur.nal e esperamos, afincadamente, que seja visível o carinho que temos por este núcleo e o quanto acreditamos na sua ação.


Com os melhores cumprimentos,

António Subtil, Hugo Mendes, Isabel Costa, Sofia Dias

Lisboa, 22 de outubro de 2022

14 views

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page