Programa Eleitoral 2022/2023
- Jurpontonal Nova Law Lisboa
- Dec 3, 2022
- 4 min read
Nos termos do artigo 27. º dos Estatutos do Jur.nal, apresentamos a seguinte candidatura à Direção do Jur.nal, núcleo autónomo da Associação de Estudantes da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa:
a) Identificação dos Candidatos:
Candidatam-se à Direção do Jur.nal, os seguintes alunos da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, declarando que, de acordo com o artigo 27. º dos Estatutos do Jur.nal, não detém cargo diretivo da AEFDUNL ou de um núcleo autónomo da Universidade Nova de Lisboa ou AEFDUNL, com a exceção da candidata n.º 3, que detém o cargo de Diretora-Adjunta na Direção cessante do Jur.nal, não se revelando qualquer incompatibilidade:
1 – António Jorge Carvalho Subtil, N.º 8622, do 2.º ano da Licenciatura
2 – Hugo André de Azevedo Mendes, N.º 8546, do 2.º ano da Licenciatura
3 - Isabel Lundbo Murta Costa, N.º 8539, do 2º ano da Licenciatura
4 – Sofia de Campos Silva Peças Dias, N.º 8574, do 2.º ano da Licenciatura
A Direção candidata autovincula-se ao exercício das competências dispostas no artigo 12. º dos Estatutos do Jur.nal e ao respeito pelos princípios enunciados no artigo 3. º dos mesmos Estatutos.
b) Plano de Repartição de Funções entre a Direção:
Nos termos do artigo 10. º dos Estatutos do Jur.nal, a direção deste núcleo é composta por um Diretor/a e três Diretores-Adjuntos/as, assim, apresentamos a seguinte repartição de funções:
Diretora – Isabel Lundbo Murta Costa, N.º 8539, do 2º ano da Licenciatura, assumindo as competências enunciadas no artigo 13. º dos Estatutos do Jur.nal e especializando-se no Orçamento e em Reflexões Críticas;
Diretor-Adjunto – António Jorge Carvalho Subtil, N.º 8622, do 2.º ano da Licenciatura, assumindo as competências enunciadas no artigo 14. º dos Estatutos do Jur.nal e especializando-se em Relações Públicas e Eventos;
Diretor-Adjunto – Hugo André de Azevedo Mendes, N.º 8546, do 2.º ano da Licenciatura assumindo as competências enunciadas no artigo 14. º dos Estatutos do Jur.nal e especializando-se em Entrevistas e Sondagens;
Diretora-Adjunta - Sofia de Campos Silva Peças Dias, N.º 8574, do 2.º ano da Licenciatura, assumindo as competências enunciadas no artigo 14. º dos Estatutos do Jur.nal e especializando-se em Redes Sociais e no Clube de Leitura;
As competências de Admissão e Demissão de Redatores, assim como de Proofreading, serão assumidas por todos os membros da Direção.
c) Plano Geral para o Jur.nal:
Considerando as competências da Direção expressas no artigo 12.º do Jur.nal, a Direção candidata apresenta os seguintes traços gerais:
ü Manter a periodicidade das publicações, no site e conta oficiais do Jur.nal;
ü Desenvolvimento de sondagens no Instagram do Jur.nal e nos grupos de turma/ano sobre temas relevantes para a sociedade, que serão posteriormente publicados na Edição Física;
ü Desenvolvimento de, pelo menos, 1 (uma) entrevista por semestre;
ü Desenvolvimento de, pelo menos, 1 (um) evento por semestre;
ü Criação de um Clube de Leitura, que deverá reunir mensalmente, salvo exceções, que deverá ocorrer online, durante os períodos de interrupção letiva;
ü Publicação de 1 (uma) Edição Física no 2.º semestre;
ü Publicitação ativa do Jur.nal nas redes sociais e no campus;
ü Criação de uma conta de Twitter, que servirá para expandir os âmbitos do Jur.nal, com iniciativas como a publicação semanal de citações/artigos/obras, de modo a incentivar a leitura, entre outras;
ü Expansão dos âmbitos do Jur.nal para incentivar o envolvimento na vida académica e a reflexão crítica dos estudantes;
Enquanto Direção candidata comprometemo-nos a zelar pelo cumprimento dos traços gerais acima definidos, não excluindo a possibilidade de delinear novos objetivos, tendo sempre em conta o disposto nos Estatutos do Jur.nal.
d) Plano para as Edições Físicas:
Nos termos do disposto no artigo 4.º dos Estatutos do Jur.nal, a Direção compromete-se a desenvolver 1 (uma) Edição Física no 2.º semestre do presente ano letivo de 2022/2023.
Esta Edição Física será elaborada com base num tema, a ser discutido entre todos os membros do Jur.nal, e será composta por:
ü Textos elaborados pelos redatores e/ou eventuais colaboradores, em formato de prosa e/ou poesia;
ü Imagens e/ou ilustrações;
ü Sondagens;
ü Espaço aberto para reflexões críticas;
ü Ficha Técnica e Agradecimentos;
ü Outros;
A elaboração da Edição Física é da competência principal da Direção, sendo esta responsável por todas as questões orçamentais e de impressão, não excluindo o contributo dos redatores para o conteúdo material da mesma.
e) Plano para a Componente Online:
Nos termos do disposto no artigo 4.º dos Estatutos do Jur.nal, a Direção compromete-se a fomentar a presença online do Jur.nal, através de:
ü Publicações nas redes sociais e no site oficial do Jur.nal;
ü Continuação do Projeto “Trocado por Miúdos”;
ü Criação de uma conta de Twitter;
ü Publicação da Edição Física em formato digital no site oficial do Jur.nal;
ü Interação com os leitores online, de modo a obter feedback construtivo;
ü Desenvolvimento de sondagens no Instagram do Jur.nal e nos grupos de turma/ano sobre temas relevantes para a sociedade;
As presentes iniciativas não excluem a posterior definição de outros objetivos e/ou adoção de novas ideias.
Declaração Final:
Em primeiro lugar, gostaríamos de congratular a Direção cessante pelo excelente trabalho desenvolvido ao longo do seu mandato, bem como a Redação pelas suas magníficas contribuições, e saudamos a cooperação entre os dois órgãos, exprimindo votos de que esta se mantenha. Agradecemos também à Direção cessante pela sua agilidade ao longo deste processo e esperamos manter uma relação de entreajuda com os seus membros.
Em segundo lugar, comprometemo-nos a cumprir o estipulado neste programa eleitoral e a respeitar os Estatutos do Jur.nal, com especial destaque para os princípios enunciados no artigo 3. º, agindo de boa-fé e imparcialmente.
Em terceiro lugar, assumimos este cargo conscientes da importância deste núcleo na vida académica, a nível sociocultural, pretendendo, não só dar continuidade, como também expandir a sua presença e intervenção.
Como Fernando Pessoa, na pele do seu heterónimo Álvaro de Campos, afirmou “Todas as cartas de amor são ridículas”, mas esta é a nossa carta de amor ao Jur.nal e esperamos, afincadamente, que seja visível o carinho que temos por este núcleo e o quanto acreditamos na sua ação.
Com os melhores cumprimentos,
António Subtil, Hugo Mendes, Isabel Costa, Sofia Dias
Lisboa, 22 de outubro de 2022
Commenti